Capacetes Alemães

Atualizado: 30 de Ago de 2019


Uma das peças que mais desperta a atenção dos colecionadores de militaria, são os capacetes de aço alemães utilizados na I e II Guerra. Estes capacetes são confeccionados em aço especial e existem diversos modelos.


O capacete de aço alemão apareceu durante a segunda metade da I Guerra em substituição aos antigos capacetes de Ponta de Pickehaube, manufaturado em couro.

Durante a I Guerra foram fabricados os modelos 16,17 e 18. Os modelos 16 e 17 tem a mesma aparência externa. A única diferença é que o modelo 16 tem o suporte em aço. No modelo 18 o sistema de presilha da jugular foi modificado.

Capacete M16 Transicional

No final da I Guerra apareceu o modelo 18 (CUT out) cortado, que equipava os operadores de rádio. Todos os modelos fabricados durante a I Guerra possuíam as cores Field Green (verde oliva).


Muitos dos capacetes usados na I Guerra foram camuflados a mão, sendo liberado o estilo de camuflagem em diversas cores: verde, marrom, bege e ocre, sendo regulamentado que as cores deveriam ser separadas de uma faixa de cor preta da largura de um dedo.


Dois M35 com acabamento de pintura suave. À esquerda um NS e à direita um SE.

Durante o período entre a I e a II Guerra foram reaproveitados os capacetes da I Guerra.

Em 1935 surgiu o modelo 35 de perfil ligeiramente diferente de seus antecessores. A carneira em couro foi modificada e construída em uma só peça, ao passo que os modelos 16 , 17 e 18 possuíam a carneira em 3 peças separadas e usavam em cada uma dessas partes uma almofada.


O modelo 35 passou a ser usado pelo exército Luftwaffe, marinha e SS. Todos eles usavam decais duplo. De um lado o decal das armas e do outro as cores da Alemanha: Vermelho, branco e preto, com exceção da polícia e SS, que em lugar das cores alemãs usavam o emblema do partido com a suástica no círculo branco.

As cores destes capacetes eram verdes claros e tinham uma pintura lisa.



Dois capacetes M40 Quist com pintura texturizada fosca. Observe a diferença na cor da tinta entre a Heer e a Luftwaffe.

Em 1940 apareceu o modelo 40, que possuía o respiro estampado na própria peça, para simplificar a sua produção, ao passo que o modelo 35 possuía 2 peças separadas para o respiro. O modelo 40 tinha um tipo de pintura mais fosca e rugosa e a cor era de um verde mais escuro.


Capacetes M40 saiam apenas com um decal de um lado: o das armas, e, por parte de um regulamento feito neste ano, todos os capacetes que tivessem as cores da Alemanha ou do partido deveriam ser pintados ou raspados, pois eram muito visíveis à distância.


Capacete da SS Modelo 42

Em 1942 apareceu o modelo 42 que em relação ao 40 era de mais simples fabricação . A aba externa deste capacete era estampada para fora, ao passo que no modelo 40 era dobrada para a parte interna.

Este modelo foi fabricado até o final da Guerra (1945) e, alguns capacetes modelo 42 saíram com o decal das armas. Mas a partir de 1944 todos os capacetes saíram sem decais de fábrica.



Capacete Paraquedista M38 (decal simples)

A Luftwaffe desenhou um modelo especial para os pára-quedistas , o modelo 38, que possuía uma proteção de borracha revestida em couro na parte interna e possuía em Y ajustáveis para maior proteção. A aba traseira foi encurtada para evitar acidentes nos saltos.



Capacete Gladiador Luftschutz

Foram fabricados outros capacetes, de desenhos diferentes como o da Luftschutz (defesa aérea) chamado de modelo Gladiador. Foram feitos alguns capacetes de alumínio ou de metal leve para oficiais usarem em parada.


Texto do colaborador Frank Rabbit .

187 visualizações

 

Contato

  • Facebook Clean
  • Branca Ícone Instagram

 

  (19) 99634-7199

Aceitamos

Show More
Show More

Aceitamos Consignação!

Show More

© BLITZKRIEG

INDOOR Ltda. - CPF/CNPJ: 12.345.678/0000-01 - Av. Bernardino de Campos, 98 São Paulo, SP 12345-678 -
info@meusite.com -  Telefone: (11) 3456-7890